Assista hoje o #tiradúvidas sobre monitoramento

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O #tiradúvidas dessa semana tratou sobre "monitoramento de redes sociais. A prof. Natália Mendonça respondeu as dúvidas dos alunos do Guia do Marketing Político.

Logo no início desse #tiradúvidas ao vivo, a professora Natália Mendonça lembra que:

Monitoramento serve para responder perguntas. Primeiro você faz as perguntas, depois responde. Esqueçam monitoramento de menção, saber o que é positivo, negativo e neutro sobre o candidato/político. Isso é o raso do monitoramento não serve para muita coisa.


O principal ponto do monitoramento é definir O QUE VOCÊ QUER SABER? Nesse sentido, perguntas são fundamentais:

  • QUAL ERA O FOCO DA MANIFESTAÇÃO?
  • QUAIS OS INFLUENCIADORES WEB ESTÃO ENVOLVIDOS?
  • QUAL A ABRANGÊNCIA E IMPACTO DENTRO DO PÚBLICO ALVO?
  • QUAL O GRAU DE VIRALIZAÇÃO?
  • QUAL A DIMENSÃO DO PROBLEMA?
  • QUAL IMPACTO DAS AÇÕES TOMADAS PARA CONTENÇÃO?

A aula ao vivo #tiradúvidas dessa semana tratou sobre o assunto “Monitoramento de redes sociais”, tema mais votado pelos assinantes na semaa.

Assista e participe você também do #tiradúvidas, agora toda quinta-feira!

Acesse também os cursos para apoio nos estudos:

Conheça as perguntas sobre Monitoramento de redes sociais, enviadas pelos assinantes na aula de 21 de maio: ✅

Que métricas e parâmetros devo analisar constantemente para meu cliente, considerando que eu sou uma euquipe?

Além do que analisar/documentar, qual a periodicidade mínima de coleta desses dados?

Ao sair na imprensa alguma informação negativa sobre o político, que métricas devem ser analisadas para julgar aquilo como crise ou não? A quantidade de publicações sobre o assunto (várias páginas e canais) ou se for apenas uma publicação, deve-se analisar a crescente dos comentários daquela única publicação e ter aí a informação de crescente ou não do assunto? Resumindo… Comentários numa publicação de um portal de notícias pode ser considerada como métrica?

Qual sistema de monitoramento das redes sociais você costuma utilizar?

Existem ferramentas de monitoramento para Facebook e Instagram?

Qual é a melhor forma de entregar o relatório mensal dos serviços prestados na área de monitoramento, algum modelo específico e/ou utilizar plataformas como Etus, Mlabs para obter os dados e apresentar os devidos relatórios?

Como fazer um monitoramento no Facebook e em grupos de Whatsapp em cidades como menos de 50 mil habitantes?

O que é importante conter em um formulário de seleção para analista de monitoramento?

Como estou fazendo uma campanha de baixissimo custo, queria saber quais ferramentas de monitoramento mais em conta.

Na sua experiência, vale monitorar também os apelidos do seu cliente/candidato?

Quais ferramentas gratuitas do Google você recomenda utilizar para o monitoramento?

Como convencer o candidato a investir em monitoramento (alguém da equipe voltado para a área ou uma ferramenta)?

Qual a importância do monitoramento em termos de resultados?

​Para um candidato a vereador iniciante, qual o monitoramento básico que temos que fazer nos primeiros dias de pré-campanha? quais temas, que informações tenho que buscar?

Natália, baseada em seus ensinamentos, estou convencido que ferramentas de monitoramento só é muito eficaz é campanhas de presidente, governadores e em algumas capitais, portanto, acho que o dedo+Excel é a melhor ferramenta.

Como enviar uma pergunta?

Envie sua dúvida com antecedência e garanta sua resposta durante a aula ao vivo.

Como funciona a aula ao vivo #tiradúvidas do Guia do Marketing Político?

#tiradúvidas do Guia do Marketing Político é aquele momento que os professores respondem tudo o que os assinantes perguntam sobre marketing e comunicação política.

O objetivo do #tiradúvidas, além de esclarecer dúvidas é de dar dicas que vão ajudar e facilitar a solução dos desafios que os profissionais vivem no dia a dia da comunicação política.

A criação deste formato de aula foi atendendo a pedidos dos assinantes de diversas partes do país, para que tivessem durante todo ano encontros ao vivo.