SEO: como definir palavras-chave para um político?

Aparecer na primeira página do Google como resultado de uma busca orgânica é o principal objetivo dos produtores de conteúdo, principalmente na política.

Mas, diferentemente de produtos, essa construção de reputação da imagem de um político demanda um pouco mais de atenção para que as palavras-chave estejam adequadas às causas e bandeiras do político, assim como ao interesse de busca dos cidadãos/eleitores.

Essa semana, um assinante nos envio a seguinte pergunta:

Quais aulas e cursos me orientam a definir palavras-chaves para meu cliente político?

Edvaldo, assinante do Guia do Marketing Político

Essa é uma dúvida frequente dos assessores que compreendem a importância da indexação de conteúdo e para explicar, selecionamos os principais cursos para ajudá-los.

Lembrem-se:

Qualquer palavraschave deve possuir três características indispensáveis: volume ou popularidade, relevância ou dificuldade de rankeamento e intenção. Como já vimos algumas coisas sobre volume e relevância acima, agora gostaria de falar um pouco sobre a intenção das palavraschave.

E se você ainda não entendeu a importância da indexação de conteúdo por meio de palavras-chaves, está na hora de mergulhar nesses cursos!

Primeiros passos

SEO – em busca da primeira página do Google

Esse é um dos primeiros cursos publicados no Guia do Marketing Político, marcando a importância do tema nessa área.

Para facilitar, vamos dividir esse curso em duas partes: tecnologia e conteúdo.

Para entender o básico e como as pessoas pesquisam no Google, comece por esta aula.

Para saber como produzir o conteúdo a partir do comportamento de busca, comece por esta aula.


Ferramentas que podem ajudar

​O prof. Marcelo Vitorino apresenta nessa aula algumas ferramentas que utiliza para definição de palavras-chave e outras técnicas de indexação como:

  • King.host
  • WordPress
  • SEMRush
  • Google Search Console
  • Google Pagespeed Insights
  • Google Analytics
  • Youtube
  • Subtitle Tools

Planejamento de Comunicação e palavras-chave

Após análise dos elementos que compõem a comunicação, identificamos os públicos de interesse, as regiões prioritárias e os temas principais, estabelecemos um calendário de produção de conteúdo baseado no volume de buscas de palavras-chave obtido nas ferramentas de pesquisa, como o Google ou SEMrush.

Entenda o passo a passo desse processo no curso Estratégias de conteúdo para campanha eleitoral.

Se preferir, vá direto para a aula Indexação no botão abaixo:


Palavras-chave e anúncios no Google

Se o seu objetivo é anunciar no Google, entenda e importância das palavras-chave nessa aula. Saiba como o dashboard e criar seu anúncio.


Site, SEO e indexação

Além da escolha de palavras-chave, ter uma tecnologia adequada para indexação no Google é fundamental. Para explicar o por quê e como criar um bom site, a profa. Natália Mendonça criou esse curso para explicar:

📍 As justificativas para se construir um site

Canal oficial 100% proprietário, audiência orgânica, impulsionamento, remarketing, agregador de conteúdo, entre outras.

📍 Como estruturar a tecnologia

A decisão do CMS, versão mobile, SSL, Google Analytics, Facebook Pixel, Google Search Console, custos envolvidos e muito mais.

📍 Como preparar as áreas de conteúdo do site

Conteúdos fixos e dinâmicos, propostas, histórico, notícias etc