A aula ao vivo #tiradúvidas dessa semana teve o tema livre para perguntas dos alunos do Guia do Marketing Político.
Nem sempre é possível tratar as respostas no grupo de assinantes com profundidade, nosso encontro ao vivo é a melhor oportunidade para isso!
Conheça as perguntas do #tira-dúvidas dessa semana, enviadas pelos assinantes ✅
- Sobre post e cards animados para redes sociais e WhatsApp no período de campanha. Pode ou não pode? Pode patrocinar? Ou não pode fazer e nem patrocinar?
- O político que estou assessorando comprou hospedagem e domínio para fazermos o selo “pago por”. O e-mail já temos e verificamos o código, já o site não está no ar, ao cadastrar o selo ele foi Reprovado por temos somente colocado a URL sem site no ar. O que o site do prefeito tem que conter para ser aprovado o selo de “pago por”?
- Criei um movimento para um parlamentar em mandato que não é pré candidato. Pelo menos não para esse ano. Posso impulsionar um perfil temático vinculado ao nome dele? Ele seria o fomentador de um movimento mas em um outro perfil, não no seu perfil pessoal. isso é permitido?
- O que recomenda em relação a segurança de contas de assessorados e assessores no período eleitoral?
- Vou poder fazer remarketing no Facebook com lista de e-mail ou telefone?
- Minha principal dificuldade nesse momento é fazer a leitura de cenário e saber dar um foco na campanha. Tenho dado de entrevistas, análises conforme o Guia ensina, mas com minha pouca experiência não estou seguro do rumo que dei para as campanhas. Resumindo, me parece que falta a “malandragem eleitoral”. Qual o caminho para aprimorar isso?
- Podemos utilizar as redes sociais da agência para fazer pesquisa de intenção de voto, sem divulgação do resultado. Somente para uso interno? Sem registrar no tse porque não vamos divulgar resultado.
- O que devo postar na pré-campanha e durante campanha?
- Dicas do que pode ser feito na pré-campanha. Termos que podemos usar sem quebrar a regra e se destacar.
- Estou fazendo live do meu pré-candidato agora as 21h, toda quinta feira às 21h abordamos um tema e transmitimos ao vivo nas redes Facebook e YouTube, a minha pergunta é a seguinte:
- A live que já é feita agora na pré-campanha pode continuar sendo feita no período Campanha?
- Como conseguir ampliar esse formato de live dentro das regras eleitorais para o período de campanha?
- Gostaria de dicas de conteúdo para pré-candidatos de liderança religiosa. Sem mandato!
- O vereador em campanha de reeleição pode publicar imagem de seus atos do mandato na sua página?
- Pode o partido que não tenha chapa de vereador venha apoiar candidato a prefeito de outro partido?
- É interessante usar nutrição de leads por e-mail como principal canal de relacionamento? Além das redes sociais, claro.
Quem está no exercício do mandato:
- Pode utilizar fotos das obras inauguradas na pré-campanha e ou na campanha??
- Pode utilizar imagens do vereador na sessão??
- Pode editar a parte que o vereador falou na sessão e publicar nas redes sociais?
- Pode publicar vídeos das sessões anteriores agora no período de pré-campanha e posteriormente na campanha??
- Pode gravar vídeos na frente das entidades para dizer que conseguiu recursos para as mesmas??
- Quem está no exercício do mandato, quando das sessões, pode falar na palavra livre sobre os trabalhos que já fez em prol da cidade??
- Pode falar sobre as verbas que já conseguiu?
- Pode falar das conquistas do Prefeito?
- Pode falar sobre os erros das administrações passadas?
- Pode falar sobre as verbas que estão pra vir?
- Sobre as obras inauguradas?
- Pode utilizar fotos das obras inauguradas na pré-campanha e ou na campanha?
- Pode utilizar imagens do vereador na sessão?
- Tenho um candidato a vereador que conseguiu emendas de deputados para a cidade, isso pode ser divulgado na pré-campanha?
E outras…
- A compra do domínio e da hospedagem deve estar na prestação de contas da campanha?
- Quantos stories posso fazer sem flodar o internauta?
- Qual o número ideal de postagens diário de cunho político?
- Gostaria de saber se as postagens do Facebook, Instagram devem ser feitas em primeira pessoa ou em terceira pessoa, identificando que é a assessoria que está postando. Sempre fico com esta dúvida.
- Quem está indo reeleição como prefeito, pode divulgar quais tipo de card, cite alguns exemplos por gentileza
- Vc sempre fala da importância de termos um site para os candidatos. Poderia falar qual o conteúdo que deve constar nesse site. (Obs: trabalho numa cidade de 30 mil habitantes)
- Pessoal, está rolando uma enquete na minha cidade e meu assessorado esta nela, pega mal ou tem algum problema judicial eu mandar na nossa lista de transmissão do whatsapp do gabinete?
- Olá, tudo bem? Estou prestando assessoria para uma Prefeita que vai tentar a reeleição. O candidato da oposição está jogando sujo (…) Nós vamos contra-atacar produzindo vídeos desconstruindo as mentiras que ele vem contando. Dessa forma, vamos produzir vídeos mostrando a verdade, com entrevistas que ele deu a rádios falando coisas absurdas e vamos provar que tudo que ele fala é mentira. Diante do cenário, você acha que temos que mostrar que ele é mentiroso agora ou esperar se aproximar mais das eleições visto que muitos dizem que o eleitor tem memória curta? Meu assessorado representa renovação e não é político. É gestor em saúde de uma organização social de saúde. Que dica daria para trabalhar na pré-campanha?
Como enviar uma pergunta?
Envie hoje sua dúvida para ser respondida no próximo #tira-dúvidas
Como funciona a aula ao vivo #tiradúvidas do Guia do Marketing Político?
O #tiradúvidas do Guia do Marketing Político é aquele momento que os professores respondem tudo o que os assinantes perguntam sobre marketing e comunicação política.
O objetivo do #tiradúvidas, além de esclarecer dúvidas é de dar dicas que vão ajudar e facilitar a solução dos desafios que os profissionais vivem no dia a dia da comunicação política.
A criação deste formato de aula foi atendendo a pedidos dos assinantes de diversas partes do país, para que tivessem durante todo ano encontros ao vivo.