O que o eleitor conectado quer saber do candidato?

A reposta a essa pergunta pode definir o resultado de sua campanha eleitoral.

Uma pesquisa que é aguardada pelos alunos do Guia do Marketing Político é a conhecida “O perfil do eleitor conectado brasileiro“, que  teve sua primeira versão nas eleições de 2014 e, a partir disso, realizada a cada ano eleitoral, com o objetivo de compreender a formação discursiva e simbólica dos eleitores brasileiros conectados.

A pesquisa, de método quantitativo, representa o esforço coletivo da Presença Online, da Vitorino&Mendonça, empresa especializada em estratégias políticas e eleitorais e do GERP, instituto de pesquisa.

Qual importância de conhecer o perfil do eleitor conectado?

Segundo o professor Marcelo Vitorino:

Sempre digo e reforço que estratégias de construção de reputação, comunicação e marketing parte de criatividade, mas esta parte de dados, de experiência, de conhecimentos. Recomendações dadas a um candidato baseadas em achismos e gostos pessoais, são potenciais geradores de crise e totalmente desnecessárias em um período de campanha. Por isso, esse material pode ser considerado o principal ponto de partida para você, estrategista ou candidato político, utilizar no planejamento da sua campanha.

Quais os conteúdos disponíveis no Guia do Marketing Político?

Assista hoje a live de lançamento do relatório nacional com o professor Marcelo e a pesquisadora Maíra Moraes, coordenadora da pesquisa sobre o perfil do eleitor conectado.

No ambiente do curso baixe o relatório nacional e a base de dados bruta da pesquisa.

Acompanhe as novidades sobre o perfil do eleitor conectado no site da iniciativa: