Como começar o trabalho de construção de imagem de um pré-candidato?

Preparamos então uma trilha rápida de conhecimento focada em construção de reputação, produção de conteúdo e impulsionamento em redes sociais e Google.

Esta semana recebemos esse pedido de orientação de uma assinante sobre como iniciar um plano de construção de imagem de um futuro candidato ao cargo de prefeito.

Preparamos então uma trilha rápida de conhecimento focada em construção de reputação, produção de conteúdo e impulsionamento em redes sociais e Google.

Eu vou trabalhar com um candidato a vereador de mandato, que irá se candidatar a prefeito na próxima eleição. Nisso irei cuidar da imagem dele de modo geral e tentar traçar um planejamento até lá.
Gostaria que vocês me ajudassem. Trabalho em campanha há anos de modo geral, porém quero me especializar nessa área e esse será minha primeira experiência pós curso.

Renan, assinante do Guia do Marketing Político

Entenda o contexto cultural que estamos vivendo

Saiba porque todo planejamento de mandato político, realmente capaz de alcançar os resultados buscados parte da compreensão do contexto. Neste post explicamos e indicamos as aulas.

Conheça os canais e a característica de cada um

Cada canal tem características próprias, perfis de usuários e formatos de publicação. Conheça o potencial de cada um deles na política para realizar o planejamento adequado.

A aula de canais na comunicação política tem 3 partes. Assista todas a partir deste link.

Saiba da importância do inbound marketing e das personas

Muito utilizado no mundo corporativo, muitas vezes as estratégias de inbound são esquecidas na política. Saia na frente e entenda esse fluxo de produção de conteúdo para mobilizar e fidelizar o seu eleitor.

Assista a aula aqui.

Agora que você tem conhecimentos básicos sobre o funcionamento das principais estratégias e canais, comece entendendo quem é esse candidato.

Faça pesquisa para entender o político

Comece fazendo pesquisas bem abrangentes em diversas fontes de informação.

▶ Aula – Entrevista pessoal na prática

▶ Aula – Organize o acervo pessoal de imagem dos seus clientes

▶ Aula – O que você já sabe de seus agentes políticos?

Defina o perfil que o político quer construir

Como o político quer ser lembrado?

Ter clareza na imagem que o político quer construir vai definir os próximos passos do planejamento.

Entenda essas imagens nesta aula.

Teste discursos

Por meio de estratégias de anúncios nas redes sociais é possível identificar tendência e testar discursos, tons e linguagem do pré-candidato, assim como sua persona.

Assista as 3 partes da aula Planejamento de Anúncios para começar seu teste.

Comece o plano de conteúdo e estratégias de acordo com o objetivo do político

O curso Estratégias de conteúdo para campanha eleitoral é fundamental nessa parte, e não serve apenas para o período eleitoral.

E nesse ponto, não tem jeito: assista o curso completo.

E depois?

Com o entendimento do mercado e o início do planejamento do poítico, comece os cursos focados impulsionamento, tanto no Facebook e no Google.

Nesses temas, segue a lista de cursos que vai ajudá-lo:

Estratégias de anúncios on-line para comunicação política

Facebook, Instagram e Google – Anúncios para Campanha Eleitoral

Anúncios de Facebook e Instagram na política

Bons estudos e ótimo trabalho!! 🙂

E lembre-se, você pode visualizar todos os cursos e aulas do Guia do Marketing Político na página de conteúdo.

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Como fazer o diagnóstico de redes sociais de um político?

Como posso expandir minha atuação no mercado de marketing político?

Páginas políticas: o publicar e com que frequência?