Como fazer o diagnóstico de redes sociais de um político?

As ações de pré-campanha já começaram, uma frente de trabalho importante é o diagnóstico das redes sociais do político. Como fazer?

Conversando com nossos assinantes já percebemos que tem muitos políticos em mandato já de olho nas próximas eleições.

Com a possibilidade de já podermos iniciar as ações de pré-campanha, uma frente de trabalho importante é o diagnóstico das redes sociais do político. E o como fazer é a questão da semana:

Qual trilha vocês orientam com objetivo de fazer um diagnóstico das redes, para um político que atualmente está sem mandato mas irá concorrer a Deputado?

Vinícius, assinante do Guia do Marketing Político

Para responder a questão, selecionamos algumas aulas que ensinam o passo a passo de diferentes formas de se fazer esse diagnóstico.

Tenha clareza das possibilidades de monitoramento

Um bom diagnóstico parte também da análise de dados de monitoramento que deveriam ser coletados periodicamente.

Baseado nessas informações, o trabalho de diagnóstico fica mais completo, e comparativo, mas como essa é uma realizada pouco frequente no mundo da comunicação política, recomendamos que você comece entendo o que é o ▶ monitoramento e também as ▶ métricas possíveis para o diagnóstico.

Entenda os tipos de informações que podem conter um relatório

A entrega de um diagnóstico, nada mais é do que um relatório com dados e informações quantitativas e qualitativas.

Essa aula rápida explica ▶ como elaborar relatórios.

Se for diagnosticar sites, entenda SEO

O diagnóstico de sites também é um serviço que pode ser oferecido aos políticos e a lógica desse trabalho é um pouco diferente do que nas redes sociais, principalmente porque o diagnóstico deve contemplar a tecnologia e também o conteúdo.

O curso ▶ SEO – Em busca da primeira página do Google traz essas informações de maneira fácil e pode ajudar na elaboração de uma proposta.

Se for diagnosticar Facebook, entenda as métricas oferecidas

A lógica de diagnóstico das redes sociais é um pouco diferente de um site.

Isso porque nas redes você vai trabalhar com métricas oferecidas pela própria plataforma e você vai ficar de olho nos resultados dos conteúdos publicados.

No curso Facebook para Campanhas, assista:

Apresentando o dashboard e algumas métricas

Perfil dos fãs

Insights

Exportação de dados

Saiba mais sobre o que diagnosticar

Você pode ampliar sua proposta de diagnóstico para o Google, Twitter, Instagram, YouTube, Facebook, Wikipedia.

No curso de Planejamento de Campanha (2018), o professor Marcelo Vitorino explica passo a passo como fazer essa análise.

A aula pesquisa tem 3 partes, assista a parte 2 e 3.

Pesquisa do político/candidato

Um ponto de atenção

Uma ação que pode contribuir muito para a qualidade do seu diagnóstico é ter uma conversa antecipada com o político/candidato e entender quais são seus objetivos.

Dessa forma, é possível oferecer, ao fim do diagnóstico se o caminho trilhado nas redes hoje é adequado para que ele alcance suas metas.

Bons estudos e ótimo trabalho! ?

E lembre-se…

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