Como a mobilização de militância pode impactar em sua campanha ou mandato

O processo eleitoral tem mudado a cada ano. Com as mudanças no jogo eleitoral, os candidatos que apostaram em treinamentos de militância, sairão na frente dos demais e conseguirão resistir a crises de imagem e reputação durante a corrida eleitoral. A mobilização política bem trabalhada aumenta o número de pessoas que conhecem o projeto, atrai pessoas para a causa e transforma simpatizantes em defensores, tanto no cenário digital quanto nas ruas. Essa estratégia é convertida em votos.

Mas quem disse que a mobilização política é algo simples? Ela envolve metodologia, coordenação e muito treinamento. Para criar uma mobilização consistente é preciso definir estratégias, rede de contatos, mapear canais e analisar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de cada ação planejada.

Mobilização demilitância: um exército do seu lado

Com a necessidade de aproximação entre político e eleitor, a mobilização se tornou uma estratégia segura para combater boatos, divulgar bandeiras e causas e transformar pessoas em militantes.

Ter pessoas organicamente engajadas faz toda a diferença durante o processo eleitoral. Um grupo de militantes bem motivados é muito mais eficiente do que pagar cabos eleitorais e fazer trabalho de boca de urna.

Cabe aos partidos e políticos entenderem a importância de construir um exército e treinarem os militantes, com o objetivo de capacitá-los para engajarem mais pessoas e ampliarem o alcance da mensagem. Essa estrutura demanda tempo, competência e relacionamento.

Mobilização de militância no combate a fakenews

Hoje, o debate político acontece o tempo inteiro. Com a disseminação de informações sobre política durante todo o ano, não apenas em ano eleitoral, o aumento de fakenews acaba sendo proporcional.

Pessoas que entram de forma gratuita, isso é, orgânica, na construção de reputação de imagem de um candidato têm também a oportunidade de combater qualquer tipo de boato, viralizando informações reais e comunicados oficiais para desfazer uma notícia falsa.

Além de eficaz, essa estratégia reduz os custos da sua campanha e é altamente poderosa durante mandatos e campanhas eleitorais, em que políticos e candidatos enfrentam batalhas diariamente.

Como mobilizar militantes em campanhas políticas e mandatos?

No Guia do Marketing Político, há um módulo profundo sobre mobilização de militantes.

Para o professor Marcelo Vitorino, a mobilização da militância é uma das estratégias de marketing político que vieram para ficar.

Nessa aula, você compreende o contexto e os principais conceitos ligados às ações de mobilização de militância, a importância da mobilização e o que são atos de mobilização. Acesse!

Assine o Guia e aprenda a mobilizar militantes para mandatos e campanhas eleitorais

Não consegue assistir às nossas aulas? Assine hoje o Guia e tenha acesso a esse e tantos outros conteúdos como planejamento de campanha, análise do cenário político, construção de narrativas, arquétipos na comunicação política, SEO e gestão de crise.

Tem alguma dúvida?

Converse com a nossa equipe pelo WhatsApp: (61) 98347-5051

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *